A Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial se reúne, na próxima segunda-feira (26), na Assembleia Legislativa de Pernambuco para debater os avanços na regulamentação e experiências para a produção, distribuição e o uso de medicamentos à base de Cannabis Medicinal no Brasil.
Além de representantes de Estados e capitais que avançaram na cobertura da distribuição de medicamentos pelo SUS, como é o caso de São Paulo, legisladores e representantes de segmentos envolvidos na cadeia produtiva da Cannabis, do plantio à comercialização, também estarão no Recife para o encontro.
Durante a reunião da Frente, serão apresentados trabalhos da Aliança Medicinal e da AMME Medicinal, ambas de Pernambuco, e da ABRACE, de João Pessoa, que recentemente aumentou sua capacidade de produção de 5 mil unidades do óleo de Cannabis por mês para 5 mil por dia. Esse dado atesta o aumento da procura dos medicamentos à base da planta para os tratamentos do autismo, epilepsia, Alzheimer, depressão, dores crônicas e Neuropatias, Parkinson e até no alívio dos sintomas do câncer.
Desde a sua instalação, em 22 de fevereiro deste ano, a Frente tem se dedicado a atrair pessoas e instituições para avançar na regulamentação e no acesso aos medicamentos. Entidades como Ministério Público, associações de pacientes, Universidades, Defensoria Pública do Estado e da União e a OAB também estarão no encontro. Pela primeira vez, a APEVISA – Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, estará representada por sua diretora, Karla Baeba. Bruno Lopez, diretor do Instituto Ficus (SP) e um dos responsáveis pela regulamentação da cannabis em São Paulo.
Para o deputado João Paulo, a Frente Parlamentar tem ajudado muito os pacientes e suas famílias na luta pelo acesso gratuito aos medicamentos e na divulgação da comprovação científica da sua eficiência. “A regulamentação dos medicamentos à base da Cannabis e a luta contra o preconceito ganharam um grande aliado a partir desse trabalho”, observa.
Fonte: LeiaJá.