Em busca de um novo deputado federal para apoiar nas eleições gerais deste ano, o ex-prefeito Edval Soares deve bater o martelo em apoio ao vice-prefeito de Goiana, Fernando Veloso. O acordo que está sendo finalizado conta também com a benção da empresária e filha do ex-prefeito Osvaldo Rabelo, Ana Patrícia Rabelo.
Adversários na eleição de 2020 quando Soares disputou a Prefeitura, enquanto Veloso estava na chapa de Eduardo Honório, o cenário agora mudou e o ex-prefeito está em tratativas avançadas para fechar o acordo político que poderá se estender até a eleição de 2024 onde estará em jogo a sucessão de Honório no comando do Paço das Heroínas de Tejucupapo, sede do Poder Executivo municipal.
Apesar dos sucessivos insucessos eleitorais na política goianense, Soares ainda é enxergado como um ativo importante no cenário municipal.
Para uma fonte do staff político de Edval Soares ouvida pelo @RadarPolitico365 com exclusividade, acreditava-se que o ex-prefeito deveria seguir no palanque de apoio do deputado federal Daniel Coelho, porém acordos realizados à época durante a campanha municipal e não cumpridos desobrigaram o ex-gestor a seguir com Coelho em 2022. “Daniel é um grande ator político, mas nosso grupo está olhando para o futuro com o desejo de construir uma frente ampla de renovação em Goiana e isso passa pelo apoio de um goianense para Câmara Federal. Faz muito tempo que não temos um de nós lá e acreditamos que essa união fará que Fernando chegue marjoritário no município”, acredita o articulador que prefere-se manter no anonimato.
O @RadarPolitico365 questionou a notória oposição de Soares aos Rabelos, principalmente a Osvaldinho, visto que ambos protagonizaram embates políticos a exemplo de 2016 quando foram adversários nas urnas, se essa nova postura não poderia ser vista com estranheza pelo eleitor goianense. “Faz parte do processo político essas coisas. Um grande exemplo foi de Eduardo Campos quando recebeu Jarbas Vasconcelos em 2012 após quase 14 anos da surra histórica que esse deu em seu avô, Miguel Arraes. Então, a gente não enxerga estranheza alguma”, comentou.
A expectativa agora recai de quando haverá o anúncio de oficialização de apoio dos grupos políticos entorno da pré-candidatura de Veloso a Câmara dos Deputados.
Radar Político365