Em quatro anos Jaboatão dos Guararapes terá o melhor sistema de transporte municipal da Região Metropolitana do Recife. A afirmação foi do prefeito e candidato a reeleição, Mano Medeiros (PL), em sabatina nesta terça-feira (27), na Rádio Esperança, em Jaboatão Centro. Ao falar sobre transporte e mobilidade, Mano disse que para combater o grande engarrafamento no trecho entre a BR 101 e o eixo de integração com a PE 17, que leva à Muribeca, é fundamental uma obra estruturadora e pra isso já existe um projeto com o DNIT, para construção de um viaduto, na intenção de resolver o problema do gargalo entre a Muribeca e a fábrica da Coca Cola, além de uma passarela próxima ao Parque das Cidades, em Prazeres. “O projeto está em andamento, a perspectiva é que seja entregue ao DNIT ainda neste ano, e é uma relação entre o governo do estado, a prefeitura, os empresários e o governo federal, que vai executar a obra”, revelou. Mano afirmou que nos próximos 20 dias a PE 17 estará concluída, melhorando muito o trânsito na região.
Um outro tema relevante levantado nos 60 minutos de debate, foi a infraestrutura, um setor que marcou os dois anos e cinco meses da administração de Mano Medeiros. “O que a gente tem feito é trabalhar muito forte, no que diz respeito à infraestrutura do município. Hoje um dos grandes desafios do município é pavimentação de ruas, drenagem, calçamento, melhoria de mobilidade e acessibilidade. E nós temos um planejamento de mais de 300 ruas pavimentadas. Estamos com mais de 200 em execução e a perspectiva é chegarmos ao final do ano com 300”, calculou Mano, que vai continuar captando recursos, também para contenção de barreiras, no intuito de dar mais mobilidade e segurança para as pessoas que moram em áreas carentes da cidade.
SAÚDE
Sobre saúde Mano Medeiros disse que é um dos pontos mais sensíveis de toda administração e é sempre uma prioridade Questionado a respeito do fornecimento de medicamentos nos postos, o prefeito disse que a situação já foi muito pior, e a gestão enfrentou parte do problema, com a contratação de novos fornecedores. Ele declarou que a maior dificuldade hoje, diz respeito à falta de medicamentos a nível nacional e internacional. “Estamos enfrentando isso com muita responsabilidade, junto da população. Temos o projeto Remédio em Casa, levando medicamentos para as pessoas que necessitam. Estamos funcionando e ampliando as nossas farmácias e eu estou tentando acabar com isso, visitando unidades de saúde: chego no posto, paro o carro, desço e entro. E aí você vai tendo mais sensibilidade e ajeitando a gestão nos postos”, explicou. Em relação à construção da Policlínica da Regional IV, na Muribeca, Mano Medeiros esclarece que duas empresas abandonaram a obra, e que será realizado um novo processo licitatório. “A prioridade é a policlínica voltar a funcionar em 2025”, destacou.
RIOS E ENCOSTAS
Para minimizar alagamentos em Jaboatão, o candidato Mano afirmou que é necessário investir em requalificação nos canais e limpezas das galerias. “Temos a liberação de R$ 45 milhões para a questão de encostas no município. A minha última ida à Brasília foi para liberação de R$ 73 milhões, para requalificações de vários canais, da bacia do baixo Jaboatão, lá de Muribeca e Marcos Freire, e agora estamos na fase de aprovar os projetos, passar para o processo licitatório e de execução”, declarou. Ele afirmou que está conversando com o governo do estado para fazer a barragem do Engenho Pereira, evitando que a água que desce das cidades de Moreno e Vitória, não chegue com tanta força em Jaboatão.
ORLA
Questionado a respeito do projeto original da orla, onde consta implantação de sanitário público, o candidato Mano Medeiros confirmou que vai instalar o equipamento, o que antes não havia sido possível, pela negativa dos órgãos ambientais em decorrência da falta de saneamento. “Depois de tratativas com os órgãos os banheiros foram liberados, até porque o saneamento chegou na obra, já que a Compesa instalou todo o sistema de esgotos na beira mar”, esclareceu, anunciando que o primeiro banheiro será instalado no trecho da igrejinha. A respeito da requalificação, Mano confirmou que tem recursos para fazer toda a orla, mas que o quarto trecho de Candeias até a divisa com a Praia do Paiva, só poderá ser realizado após ser feito o enroncamento, espécie de barreira contra o avanço do mar, e posteriormente a engorda da praia, ou seja, a recomposição de areia, evitando o avanço da água.
Ao ser perguntado sobre a principal característica do governo Mano, o candidato disse que, quando passou a ser político na condição de vice- prefeito, e ao assumir a prefeitura em março de 2022, sempre gostou de estar na rua. “Uma tomada de decisão deve ser focada no sentimento e vivência na rua. Eu tenho andado, conversado e construído com a população, porque minha vida foi sempre trabalhando”, enfatizou Mano.
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política de Goiana, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.