Este ano, o 9º Seminário Gênero e Patrimônio Cultural terá o tema “Territórios de Pertencimento Cultural como Espaços de Resistência das Mulheres na Salvaguarda do Patrimônio” e acontece em dois dias. O primeiro encontro será no dia 11 de setembro, na sede do Terreiro Ilê Axé Orixalá Talabi, localizado em Paulista, o segundo ocorre no dia 12 de setembro no auditório do Iphan, em Recife, das 14h às 17h nos dois dias.
O evento é promovido pela Secretaria da Mulher de Pernambuco, em parceria com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico (Fundarpe), a Secretaria de Cultura (Secult-PE), o Paço do Frevo, o Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA-UFPE) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Através de reuniões da Comissão Organizadora do Seminário foi definido que os territórios também são espaços de resistência das mulheres na salvaguarda do patrimônio. “Compreendemos que Ilê Axe Talabi, que foi considerado patrimônio histórico cultural de Pernambuco no ano passado, é um desses espaços para a cultura afro e também pernambucana, por isso foi escolhido como um dos locais do Seminário”, destacou Ianne Galvão, gerente de Formação em Gênero, da SecMulher.
O segundo dia do encontro será no Iphan, com a presença das Bacamarteiras, que lutam pela patrimonialização do Bacamarte no estado de Pernambuco e em todo território nacional. Organizada pela Gerência de Formação em Gênero, a atividade faz alusão a Semana de Patrimônio Cultural de Pernambuco que, em 2024, ocorreu entre os dias 12 e 17 de agosto com a temática “Educação, Território e Participação Social.
SERVIÇO
Seminário Gênero e Patrimônio Cultural
Territórios De Pertencimento Cultural Como Espaços de Resistência das Mulheres na Salvaguarda do Patrimônio
Data: 11 de setembro
Horário: 14h às 17h
Local: Terreiro Ilê Axé Orixalá Talabi
Endereço: R. Orobó, nº 257 – Paratibe, Paulista
Data: 12 de setembro
Horário: 14h às 17h
Local: Auditório do Iphan
Endereço: R. Floriano Peixoto, nº 160 – São José, Recife
Fonte: Blog do Edmar Lyra.