A mobilidade urbana tem sido tema permanente de várias proposições debatidas na Câmara Municipal de Goiana. Recentemente, o vereador Edson da Farmácia (PRTB), teve indicação legislativa aprovada por todos os pares, onde gestiona por melhorias na mobilidade urbana local e para tanto, esteve sugerindo ao Executivo a instalação de bicicletários em pontos estratégicos da cidade, a exemplo das praças públicas que concentram grande número de pessoas.
Com proposta de dinamizar o trânsito e dotá-lo de maior segurança tanto para os veículos automotores como para os pedestres, bem como os ciclistas, o vereador Edson desperta a atenção das autoridades para não desviarem o foco da importância do município elaborar seu projeto de mobilidade urbana. E neste caso especifico dos bicicletários. Na indicação, ressalta-se que um único espaço ocupado por um automóvel na via pública possibilitaria a acomodação de (10) bicicletas.
“Esta indicação, com apoio dos nobres pares desta Casa se aplicada conforme sugerido, não somente proporcionará uma maior organização nas disposições dos automóveis e bicicletas nas vias públicas, mas também, nos pátios dos prédios da municipalidade, escolas e suas secretarias”, disse Edson.
O parlamentar também ressaltou que os bicicletários servem também de estímulo ao uso das bikes que trazem mais praticidade e dinamismo como meio de locomoção, além de melhorar consideravelmente a qualidade de vida dos usuários.
“A instalação deste suporte valoriza os ciclistas, assim como, gera mais segurança quanto ao estacionamento das mesmas que geralmente são fixadas por trava de segurança na estrutura dos paraciclos, diferente dos bicicletários que são estruturas de maior porte e com cobertura”, ressaltou o vereador.
A instalação de bicicletários é uma necessidade crescente nas cidades em desenvolvimento. Por outro lado, é cada vez maior o número de goianenses adeptos ao uso das bikes não apenas para lazer, mas como meio de transporte.
Para Edson, investir na mobilidade urbana e incentivar o uso das bicicletas como transporte é um dever do poder público. “Quando se instala um bicicletário estamos mostrando as pessoas que elas podem se locomover com a sua bicicleta pela cidade, porque, o poder público está lhe dando um apoio, um incentivo a mais. E as consequências são sempre positivas, porque teremos cada vez menos carros e motocicletas nas ruas, diminuindo consequentemente o trânsito e os congestionamentos, um problema cada vez mais presente no nosso cotidiano”, concluiu o vereador goianense.
Radar Político365 com informações da assessoria