Na terça-feira (17), Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, participou de uma reunião no Palácio do Planalto convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para discutir o combate a incêndios criminosos. O encontro contou com a presença de ministros, do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso.
Lira ressaltou a preocupação da Câmara com a necessidade de mais recursos para enfrentar incêndios criminosos. Ele sugeriu que é possível revisar gastos e adotar medidas no Congresso Nacional para direcionar mais recursos ao combate efetivo desses crimes.
– Se tiver uma possibilidade de a gente rever gastos efetivos direcionados muito fortemente para o enfraquecimento, monitoramento dessas organizações, é muito fácil construir textos e aprovações no Congresso Nacional que flexibilizam até o arcabouço para que esse recurso chegue a um combate efetivo a essas pessoas que cometem esse crime de maneira organizada – disse Lira.
Sobre mudanças climáticas, o presidente da Câmara destacou a recente aprovação de normas para combustíveis limpos, como energia eólica offshore e hidrogênio verde. Ele mencionou que quase 80% da energia gerada no Brasil vem de fontes limpas, incluindo hidrelétricas.
Por outro lado, tanto Lira quanto Pacheco expressaram receio de que queimadas no Brasil possam ser usadas por outros países para implementar medidas protecionistas contra produtos brasileiros. Lira reforçou a dificuldade em enfrentar barreiras econômicas impostas por países desenvolvidos.
Fonte: Pleno News.