O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco reafirmou por unanimidade, nesta quinta-feira, 03, a decisão da Justiça Eleitoral de Goiana em impugnar a candidatura à reeleição do prefeito Eduardo Honório (UB). Com um placar de 7 a 0, o tribunal considerou que Honório buscava um terceiro mandato consecutivo, prática proibida pela Constituição Brasileira.
A ação, movida pelo Ministério Público e pelo partido Republicanos, contou com a sustentação oral do advogado paraibano Walber Agra. Sua apresentação de 15 minutos chamou atenção no meio político de Goiana, não apenas pelos argumentos jurídicos, mas também pelo uso de referências literárias, conferindo um tom diferenciado à defesa da inelegibilidade do prefeito.
Natural de Campina Grande, Walber Agra, de 51 anos, vive em Recife há quase três décadas, onde construiu sua sólida carreira jurídica. Ele é graduado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), uma das mais antigas do Brasil. Agra também possui mestrado pela UFPE, doutorado pela Università degli Studi di Firenze, na Itália, e pós-doutorado pela Universidade Montesquieu Bordeaux IV, na França.
Além de ser um renomado advogado, Agra é livre docente em Direito Econômico e Financeiro pela Universidade de São Paulo (USP), procurador do Estado de Pernambuco e membro da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ele já publicou 15 livros e organizou mais de 30 obras jurídicas.
Walber Agra também é conhecido por sua atuação em grandes casos envolvendo figuras políticas de destaque. Ele foi, inclusive, co-autor da ação que tornou Bolsonaro inelegível. Dentre seus clientes estão o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD); o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD); o ex-deputado Gabriel Chalita (PDT); e a ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Ele também foi o coordenador jurídico das campanhas de Armando Monteiro Neto e Marília Arraes, consolidando seu papel como uma das vozes mais influentes no cenário jurídico e político nacional.