Rafael Câmara foi campeão da FRECA 2024, pela Prema Racing, com seis vitórias e nove pódios – obtendo a somatória de 266 pontos ao final do torneio e se sagrando campeão, por antecedência, no final de setembro. Por excelência, agora Rafael vai à Fórmula 3, defendendo o time da Trident.
O piloto recifense, nascido em 2005, conquistou a FRECA – Fórmula Regional European Championship by Alpine – deste ano, vencendo, ao menos, uma corrida nos circuitos de: Hockenheim, Alemanha; Spa, Bélgica; Zandvoort, Holanda; Paul Ricard, França; e Imola, Itália.
Além disso, foi ao pódio em Hungaroring, Hungria; e Barcelona, Espanha, onde, com a terceira colocação, alcançou a pontuação suficiente para decretar o título.
Fato curioso é que, na categoria adiante, Rafael vai para a equipe Tridente, na qual o também brasileiro Gabriel Bortoleto foi campeão em 2023 da mesma F3, logo na sua estreia na categoria.
“Nós estamos animados em anunciar que Rafael se juntará à equipe para a temporada de 2025 da Fórmula 3. Seja bem-vindo ao time”, diz o comunicado compartilhado nas redes sociais.
Tragetória
Rafa começou no automobilismo logo cedo, aos 9 anos, no kart. Aos 13, já era campeão brasileiro e chamou a atenção da Ferrari. Assim, a montadora italiana o chamou para um teste, o qual passou e entrou para a academia da montadora.
O início no sul europeu foi de gente grande, vencendo sua primeira corrida na F4 – disputando contra mais de 40 adversários. Rafa também foi vice-campeão da F4 nos Emirados Árabes Unidos, mesmo ficando de fora de três etapas por ter contraído Covid-19. Agora é o atual campeão da FRECA e chega com moral à F3.
Fonte: Folha de Pernambuco.