O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), recebeu o prêmio Sancho Pança, na noite desta terça-feira (22). A honraria foi entregue em evento organizado pela revista Justiça & Cidadania, no salão branco do STF, em Brasília.
O prêmio Sancho Pança é dado àqueles que já receberam o prêmio Dom Quixote e “demonstraram fidelidade” aos ideais que garantiram a premiação. Moraes já havia recebido o Dom Quixote e, no entendimento dos organizadores, estava apto a levar a segunda homenagem.
O nome dos prêmios faz referência à obra Dom Quixote de la Mancha, publicada pelo escritor espanhol Miguel de Cervantes, em 1605. O personagem principal, Dom Quixote, é um homem de meia-idade que, ao longo da trama, tenta realizar uma fantasia de se tornar um cavaleiro baseado na busca pela Justiça. Sancho Pança é escudeiro dele, que possui uma postura mais racional, mas o acompanha como um gesto de fidelidade.
Além de Moraes, outros magistrados estava na cerimônia e receberam prêmios, como o ministro Cristiano Zanin. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), também marcou presença e levou o prêmio Dom Quixote. Já o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, levou o Dom Quixote, mas não foi ao evento.
O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, discursou sobre as decisões da Corte muitas vezes não agradam a todos, mas que é o papel do Supremo defender questões “de acordo com a constituição e de acordo com a legislação”.
Fonte: Pleno News.