O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se deslocará da cidade de Manaus para o Rio de Janeiro na noite deste domingo (17), onde participará da reunião do G20, que começará nesta segunda-feira (18).
O planejamento da segurança para a passagem do democrata norte-americano no Brasil foi estudado durante quatro meses, a fim de reduzir, ao máximo, o risco de uma eventual ação contra a integridade física do chefe do Executivo dos EUA.
No dia 6 de novembro, dois aviões do governo norte-americano chegaram ao Brasil. As aeronaves trouxeram carro blindado e diversos itens que compõem a segurança e o conforto de Biden. A carga trazida é equivalente a sete caminhões-baú.
Itens como água mineral, alimentos, helicóptero, armas e munições foram trazidos a fim de reduzir a dependência da comitiva da infraestrutura brasileira. Os americanos dispõem de telefones via satélite para não correrem o risco de uma eventual falha na comunicação do Brasil.
A segurança do presidente americano conta com fuzis MPX de calibre 556, além de sofisticado arsenal tecnológico e uma frota de veículos blindados. Todo o planejamento minucioso de segurança é construído de modo a responder instantaneamente a qualquer ataque, neutralizando uma possível eventualidade.
Agentes do FBI e da CIA estão no Brasil, além de uma junta da Agência de Segurança Nacional dos EUA que vasculham a internet para identificar qualquer ameaça que possa ser tramada ciberneticamente. A ação ocorre em parceria com o Exército Brasileiro e com a Polícia Federal.
Pleno News
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política de Goiana, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.