O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, usou o Dia dos Direitos Humanos, celebrado na última terça-feira (10), para criticar os regimes de Vladimir Putin, da Rússia, e Bashar al-Assad, da Síria. Em uma publicação feita na rede social X, ele chamou os dois líderes de “cúmplices em violência” e alertou que Putin pode tentar vingar a queda do regime de Assad.
Zelensky comparou o governo de Assad ao de Putin, dizendo que ambos se baseiam na violência e repressão. Ele deu como exemplo a Síria onde “pessoas foram espancadas, torturadas, estupradas” e disse que é assim que “todos os regimes apoiados por Putin se parecem”.
– Vimos esses tipos de prisões, câmaras de tortura, violência indizível, humilhação, espancamento, tortura, estupro e outros crimes em nosso território em todos os locais ocupados por invasores russos. A Rússia é um estado prisional e só pode manter a posse da terra roubada de outra pessoa colocando suas prisões e câmaras de tortura lá – disse o presidente ucraniano.
E continuou:
– Nós, como ucranianos, nos sentimos tão comovidos quando vemos sírios saindo das prisões e câmaras de tortura de Assad. Assad e Putin são mais do que apenas vassalos e senhores. Eles são cúmplices da violência. Ditadores como Assad não podem sobreviver sem ditadores como Putin. (…) Putin e Assad são os que merecem ser presos, não as pessoas inocentes que eles vêm aprisionando há anos.
Fonte: Pleno News.