Pelo menos 32 pessoas sobreviveram nesta quarta-feira (25) à queda de um avião de passageiros da companhia Azerbaijan Airlines no Cazaquistão, em uma rota entre Baku, capital do Azerbaijão, e a cidade de Grozny, na Rússia.
A aeronave, fabricada pela Embraer, tinha 67 pessoas a bordo, sendo 62 passageiros e cinco tripulantes, e caiu perto do aeroporto da cidade de Aktau, na região do Mar Cáspio.
– De acordo com os dados disponíveis, 32 pessoas sobreviveram à queda do avião da companhia aérea Azerbaijan Airlines (AZAL) no Cazaquistão – disse Kanan Zeinalov, porta-voz do Gabinete do Procurador-Geral do Azerbaijão, em uma entrevista coletiva.
Ale também afirmou que especialistas de Azerbaijão e do Cazaquistão estão trabalhando juntos para esclarecer as causas da tragédia.
– Todas as versões estão sendo avaliadas, e exames estão sendo realizados – disse.
Todos os sobreviventes foram hospitalizados e alguns estão em unidades de tratamento intensivo (UTI). Entre os feridos estão dois menores, de 11 e 16 anos de idade.
– Era um voo regular. Deveria voar para Grozny, mas por causa do nevoeiro foi deslocado para Makhachkala e, de lá, aparentemente, para Aktau – disse um porta-voz do aeroporto de Grozny, capital da república russa da Chechênia, à agência de notícias TASS.
De acordo com informações preliminares, a explosão de um balão de oxigênio a bordo da aeronave pode ter sido uma das causas do acidente.
A Azerbaijan Airlines, porém, disse que o acidente pode ter sido causado pela colisão da aeronave com pássaros.
O Ministério dos Transportes do Cazaquistão informou que 37 azerbaijanos, 16 russos, seis cazaques e três quirguizes estavam entre os passageiros.
Um incêndio começou no local do acidente e foi extinto por bombeiros, de acordo com os serviços de emergência do Cazaquistão.
O comitê de crise criado após o acidente informou que “a tripulação enviou um sinal de socorro às 8h35, horário local (0h35 de Brasília) e relatou uma falha no sistema de controle”.
– Em seguida, às 8h49, eles solicitaram um pouso de emergência em Aktau e tentaram fazer um pouso direto, no entanto, às 9h28, o avião caiu – disse o comitê em um comunicado.
O presidente do Cazaquistão, Kasim-Yomart Tokayev, ofereceu suas condolências ao presidente azerbaijano, Ilham Aliyev, pela queda do avião.
Aliyev, que estava em um voo no espaço aéreo russo para participar de uma cúpula informal de líderes da Comunidade de Estados Independentes que seria realizada nesta quarta nos arredores de São Petersburgo, cancelou seus planos e ordenou que o piloto de seu avião retornasse para Baku.
*EFE
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.