Lucas Ribeiro Leitão, de 30 anos, foi preso na Bahia, próximo à divisa com Goiás, sob suspeita de planejar um atentado contra a capital federal. O homem, que se apresenta como corretor de imóveis, usou as redes sociais para publicar mensagens ameaçadoras, incluindo um desafio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para um “duelo de facas”.
A prisão foi realizada pela Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento (DPCev) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), uma unidade recém-criada pelo governo do DF para enfrentar ameaças extremistas.
Em suas postagens, Lucas escreveu frases como: “Aumentem a segurança em Brasília em 100x, 200x, 300x, 400” e “Vai ser de um por um! Até só restar um em pé. No caso eu!”. O suspeito ainda afirmou que estava agindo sozinho e que planejava “brincar de sangue” com as lideranças políticas desafiadas.
Ao ser detido, Lucas confessou a intenção de realizar o atentado e alegou que utilizaria “táticas militares” para executar o ataque. Apesar de inicialmente estar portando apenas uma faca, outros itens encontrados com ele ainda serão analisados pelas autoridades.
A operação, que mobilizou equipes especializadas da Polícia Civil, evidencia o fortalecimento das ações de inteligência e combate ao extremismo no Distrito Federal. O caso segue sob investigação.
Com informações do Metrópoles