Nem o torcedor mais otimista poderia prever que, após enfrentar a temporada mais conturbada de sua história — ficando sem calendário nacional e encerrando as atividades ainda no terceiro mês de 2024 —, o Santa Cruz conseguiria se reinventar e protagonizar uma campanha vitoriosa no Campeonato Pernambucano até aqui.
Líder isolado da competição, o Tricolor praticamente garantiu vaga direta à semifinal ao somar 12 pontos nas últimas quatro rodadas. Um feito que ganha ainda mais relevância quando se observa que, desde 2020, o clube não emplacava quatro vitórias consecutivas.
A última vez que o Santa Cruz alcançou essa sequência foi na Série C de 2020, quando engatou sete triunfos seguidos: 3×1 contra o Ferroviário (fora), 2×1 sobre o Paysandu (casa), 1×0 diante do Treze (fora), 1×0 sobre o Botafogo-PB (casa), 6×1 contra o Imperatriz (fora), 2×0 sobre o Vila Nova (casa) e 2×0 diante do Remo (fora).
Naquela temporada, sob o comando de Marcelo Martelotte, o Tricolor fez uma campanha sólida na primeira fase, liderando o Grupo A com 37 pontos. No entanto, na etapa decisiva, acabou não garantindo o acesso à Segunda Divisão.
Em 2025, a caminhada começou com um tropeço. Derrotado pelo Treze, no Arruda, o Santa Cruz foi eliminado ainda na fase preliminar da Copa do Nordeste e ficando mais um ano longe da competição regional.
A redenção, porém, veio no Campeonato Pernambucano. Em oito partidas disputadas até aqui, o Tricolor soma seis vitórias, sendo quatro consecutivas, um empate e apenas uma derrota. Nas últimas quatro rodadas, superou Retrô e Sport, ambos por 1×0, goleou o Jaguar por 4×0 e bateu o Central, no último domingo (16), por 2×1, no Arruda.
Agora, a Cobra Coral se prepara para mais um duelo no Estadual. Neste sábado (22), às 16h30, o Tricolor encara o Maguary, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata. A expectativa é manter a boa fase e, de quebra, consolidar a liderança na fase de grupos, o que garante ao clube uma vaga na Copa do Brasil de 2026.
Fonte: Folha de Pernambuco.