A nova pesquisa Quaest/Genial Investimentos revelou nesta quinta (27) o termômetro político de Pernambuco: João Campos (PSB) lidera as intenções para governador em 2026 com 56%, contra 28% de Raquel Lyra (PSDB). Os números são um retrato do momento, mas a corrida está longe de ser uma página virada.
O prefeito do Recife une o legado do sobrenome Campos a uma comunicação moderna que ressoa nas periferias. Sua gestão na capital bem avaliada e a habilidade de se conectar com jovens nas redes sociais explicam parte da vantagem.
Já a governadora Raquel Lyra nunca perdeu uma eleição e aposta no municipalismo para virar o jogo. Seu governo descentraliza investimentos, levando obras a cidades do Agreste, Mata Norte e Sertão, e diversifica a economia, algo negligenciado por gestões passadas. Apesar de herdar um estado com hospitais em colapso, sua equipe trabalha para desvincular sua imagem da crise na saúde.
A verdade é que 2026 ainda está em aberto. Com a iminente filiação de Raquel Lyra ao PSD e a definição de quem o PT apoiará para o governo do estado, aliado a pouco mais de um ano de mandato restante, o cenário pode se transformar. João Campos precisará evitar desgastes, especialmente após as recentes críticas da oposição, enquanto Lyra tem a chance de ajustar sua estratégia e conquistar novos aliados, como os já cotados ‘Coelhos’, cuja a aproximação nas últimas semanas tem gerado expectativas.
A pesquisa é um alerta para Raquel Lyra, mas não um atestado de vitória para Campos. Em 2022, Marília Arraes liderava todas as pesquisas e perdeu no segundo turno para Raquel Lyra. Em Pernambuco, a política é feita de surpresas.
*Lucas Honorato é acadêmico de Direito, especialista em Comunicação e Marketing Político, e coordenador de campanhas eleitorais. Ex-líder do Movimento Condado Livre, dedica-se ao engajamento cívico e ao fortalecimento do debate público.
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.