O engenheiro de produção Victor Hespanha se tornou, na manhã deste sábado (4), o segundo brasileiro na história a viajar para o espaço. Hespanha conseguiu a vaga ao ser sorteado entre os compradores de um NFT (token não fungível). Ele gastou cerca de R$ 4 mil.
A espaçonave New Shepard decolou por volta das 10h25 deste sábado e levou, além de Hespanha, o astronauta Evan Dick; a ex-chefe de testes da NASA Katya Echazarreta; o piloto de jato Hamish Harding; o cofundador da Dream Variation Ventures, Jaison Robinson; e o cofundador da empresa Insight Equity, Victor Vescovo.
Para Victor, porém, a viagem teve um sentido especial pelo fato de ele ter se tornado o segundo brasileiro a ir ao espaço e o primeiro turista espacial do país. O primeiro brasileiro a fazer uma viagem ao espaço foi o ex-ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações Marcos Pontes, que esteve na Estação Espacial Internacional em 2006.
A viagem de Hespanha deveria ter acontecido no dia 20 de maio, mas problemas no foguete fizeram com que a data fosse adiada — de acordo com a empresa, durante as últimas revisões, foi observado que um dos sistemas de backup não estava “atendendo às expectativas de desempenho”.
O voo foi realizado pela empresa astronáutica Blue Origin, criada pelo fundador da Amazon, Jeff Bezos. Chamado de voo suborbital, o voo de condução autônoma durou cerca de 10 minutos e alcançou uma altitude de cerca de 100 quilômetros, a uma velocidade de 3,7 mil km/h.
Pleno News