A eleição suplementar em Goiana se aproxima de sua reta final, e infelizmente o cenário que se desenha é mais de confronto pessoal do que de embate de ideias. O que deveria ser um momento de reflexão coletiva sobre o futuro do município, tem se tornado palco de agressões verbais, exposição de vidas privadas nas redes e ataques que ferem não apenas indivíduos, mas a dignidade do processo democrático.
Ao invés de se discutir soluções para os problemas atuais, o que se vê são brigas virtuais e tentativas de desmoralizar famílias inteiras. O debate público, que deveria ser espaço de construção coletiva, tem sido contaminado por um espetáculo grotesco de ofensas e narrativas mal-intencionadas.
Platão, filósofo grego que viveu no século IV a.C, acreditava que o momento mais elevado da liberdade era quando os cidadãos se reuniam para discutir a pólis — a cidade. Era nesse ambiente que se construía a democracia, pelo diálogo e respeito às diferenças. O que temos visto em Goiana, no entanto, está longe desse ideal. O ataque à honra, à vida pessoal é uma prática desleal com os goianenses de hoje e, ainda mais, com as futuras gerações que herdarão o resultado das urnas no próximo 4 de maio.
Como confiar em um projeto político que não apresenta ideias, mas opta pela calúnia e apelo ao ódio como estratégia de marketing? A propagação de vídeos tendenciosos por páginas criadas unicamente para esse fim mostra não apenas desespero, mas uma articulação que parece planejada longe da realidade de Goiana, sem qualquer vínculo com os verdadeiros desafios do município.
Um político experiente da cidade comentou a esta coluna: “isso é sinal claro de desespero, típico de quem vê a vitória escorrer pelas mãos”. E de fato, nunca antes se viu um debate tão pobre, raso e envenenado como o atual. É preciso coragem para reconhecer que esse caminho não serve a Goiana. É hora de resgatar o respeito, o debate de propostas e o amor por essa terra.
Que Goiana esteja à altura de sua história. E que o eleitor também esteja à altura da responsabilidade que carrega neste momento decisivo.
PESQUISAS PARA TODOS OS GOSTOS
A eleição suplementar de Goiana tem sido marcada por uma verdadeira enxurrada de pesquisas eleitorais com resultados para todos os gostos. Com dados registrados no TSE, os levantamentos apresentam cenários diversos e, só nesta semana, pelo menos outras três novas pesquisas estão previstas para divulgação.
PRESERVANDO A INSTITUIÇÃO
O presidente da Câmara Municipal de Goiana, vereador Ramon Aranha (UB), tem se empenhado em preservar a dignidade da instituição em meio ao acirramento do debate político-eleitoral no município. Mesmo diante de tentativas de desequilíbrio, Aranha tem mantido uma postura firme sendo elogiado tanto pela base quanto por membros da oposição.
APELO AO ELEITORADO EVANGÉLICO
A campanha tem revelado um claro esforço dos candidatos Eduardo Batista (Avante) e Marcílio Régio (PP) em conquistar o apoio do eleitorado evangélico. Estimativas do IBGE/2024 indicam que cerca de 30% dos eleitores de Goiana se declaram evangélicos — um número que justifica a ênfase dos candidatos em dialogar com esse segmento.
CADÊ OS RECURSOS PARTIDÁRIOS?
Até o fechamento desta coluna, nem Eduardo Batista nem Marcílio Régio haviam recebido recursos oficiais de seus respectivos partidos, tampouco prestado contas sobre eventuais repasses. A ausência de apoio financeiro do Avante e do PP levanta dúvidas: será que essas siglas não estão priorizando a eleição em uma cidade com o peso econômico de Goiana?
PROTAGONISMO DOS VICES
Os candidatos a vice-prefeito, Lícia Maciel (PT) e Pedro Henrique (Republicanos), têm ganhado destaque e protagonismo na eleição suplementar. Ambos demonstram que, em caso de vitória de suas chapas, não pretendem ocupar papéis decorativos no futuro governo. Pelo contrário, têm buscado espaço e relevância, reforçando sua importância no processo eleitoral.
EXPOSIÇÃO
O IHAGGO realiza a partir dessa terça até 30 de abril e depois em 5 a 7 de maio das 8h às 12h e 14h às 16h, uma exposição que apresentará uma seleção de livros, documentos, móveis, utensílios, pinturas, fotografias e cordéis dos séculos XVIII ao XX, revelando a rica história e identidade cultural de Goiana. A iniciativa tem o apoio do IPHAN e Ministério da Cultura, através de emenda da senadora Teresa Leitão.
NOVO SITE NO AR EM BREVE
Após quatro anos com o mesmo visual, o portal de notícias Radar Político365 (www.radarpolitico365.com.br) se prepara para lançar um novo layout. A reformulação vem acompanhada da ampliação da cobertura jornalística, que passará a alcançar com mais força a Zona da Mata Norte e a Região Metropolitana Norte. Vem novidade por aí — aguardem!
Foto: Daniel Soutinho