A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou o projeto de lei 2692/2025, que autoriza o Governo do Estado a contrair um empréstimo de R$ 1.512.205.279,42, com garantia da União. A proposta havia sido enviada há mais de um mês pela então governadora em exercício, Priscila Krause (PSD). As informações são do Blog Cenário.
O relator, deputado Waldemar Borges (PSB), apresentou parecer favorável com uma emenda de Edson Vieira (UB), que estabelece regras mais claras de transparência para o uso dos recursos. A tramitação atrasou porque o Estado demorou a responder um pedido de informações feito por Borges e pelo presidente da CCLJ, deputado Coronel Alberto Feitosa (PL), sobre o uso de empréstimos anteriores.
Segundo a comissão, o Governo já fez dois pedidos de empréstimos em 2023, quatro em 2024 e este agora em 2025. O total ultrapassa R$ 8 bilhões. A resposta às perguntas chegou na semana passada, pouco depois de a governadora Raquel Lyra (PSDB) fazer um apelo público pela aprovação do projeto.
Borges frisou que a proposta só foi pautada após o recebimento das informações, respeitando o rito. Durante a reunião, surgiu uma dúvida técnica: se a Comissão de Finanças alterar a emenda, o texto volta à CCLJ. Enquanto isso era discutido, houve descontração entre Feitosa e Joãozinho Tenório (PRD), aliado do Governo. “Tu achou que iria ser fácil, é?”, brincou Feitosa. “Nunca pensei!”, respondeu Joãozinho, rindo.
O projeto foi aprovado por unanimidade e segue agora para a Comissão de Finanças.
Foto: Américo Rodrigo.
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.