A sede do Sebrae/PE, no Recife, foi palco da primeira reunião de trabalho da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, instalada recentemente na Alepe. O encontro, realizado na última quarta-feira (30), reuniu representantes de órgãos como Adepe, Jucepe, CPRH, Apevisa, Mapa e do Corpo de Bombeiros, além da Apes, para discutir a construção do novo decreto de Classificação de Risco de Atividades Econômicas e medidas para simplificar o ambiente de negócios no estado.
Embora o Decreto nº 56.727/2024 tenha ampliado para 847 o número de atividades classificadas como de baixo risco, ainda existem entraves significativos para a abertura de empresas. A reunião também abordou temas como a integração da REDESIM, o licenciamento rural e a aplicação da Lei da Liberdade Econômica em Pernambuco.
A diretora técnica do Sebrae/PE, Josiana Ferreira, destacou que é essencial melhorar o ambiente para que os empreendedores possam gerar emprego e renda. Já a deputada estadual Débora Almeida, coordenadora da Frente Parlamentar, reforçou a importância da atuação conjunta entre Alepe, Sebrae, Governo do Estado e municípios.
Durante o encontro, o Sebrae apresentou dados preliminares de um estudo que propõe a entrada única de dados para empreendedores, maior integração da REDESIM e portais mais claros sobre licenciamento. Reuniões individuais com cada órgão licenciador serão realizadas nas próximas etapas para identificar melhorias nos processos e tornar o empreendedorismo mais acessível em Pernambuco.
Foto: Matheus Augusto
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.