O italiano Carlo Ancelotti, de 65 anos, foi oficialmente anunciado como o novo técnico da Seleção Brasileira e começará suas atividades à frente da equipe no dia 26 de maio. Essa será a primeira vez que um estrangeiro comandará a seleção masculina principal do Brasil, marco que rompe uma tradição centenária na história do futebol nacional.
Ancelotti deixará o comando do Real Madrid após a última partida do clube na La Liga, diante da Real Sociedad, encerrando sua segunda passagem pela equipe espanhola. A saída, acertada de forma consensual, ocorreu mesmo com um ano restante de contrato. As negociações com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foram lideradas por Diego Fernandes, representando a entidade máxima do futebol brasileiro.
Com um currículo recheado de títulos e considerado um dos treinadores mais vitoriosos do esporte, Ancelotti chega ao Brasil com a responsabilidade de conduzir a Seleção nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, marcada para ocorrer nos Estados Unidos, Canadá e México, além de liderar a busca pelo sonhado sexto título mundial. Ele assume o posto deixado por Dorival Júnior, demitido em março após pouco mais de um ano à frente da equipe.
A estreia do novo comandante está marcada para 6 de junho, em duelo contra o Equador pelas Eliminatórias. Durante sua trajetória mais recente no Real Madrid, Ancelotti conquistou dois títulos da La Liga e três da Liga dos Campeões, reforçando sua reputação de técnico vencedor. Na atual temporada, no entanto, o clube foi eliminado nas quartas de final da Champions League pelo Arsenal, perdeu a final da Copa do Rei para o Barcelona na prorrogação e ocupa a segunda colocação no Campeonato Espanhol, atrás da equipe dirigida por Hansi Flick.
Foto: ANNE-CHRISTINE POUJOULAT/ AFP.