O município de Goiana deu mais um passo decisivo rumo ao fortalecimento da educação pública e à interiorização do ensino técnico e superior. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) publicou, nesta terça-feira (13), o edital de licitação para a contratação de empresa de engenharia que será responsável pela construção do novo Campus Goiana. A iniciativa representa um investimento significativo de R$ 19.250.000,49, superando, inclusive, o valor destinado ao campus de Santa Cruz do Capibaribe, que será de R$ 19.248.175,00.
A licitação ocorrerá na modalidade Concorrência, em formato eletrônico, com sessões públicas agendadas para o próximo dia 27 de maio. Em Goiana, a abertura das propostas será às 9h da manhã, enquanto em Santa Cruz do Capibaribe, a sessão está prevista para as 14h. O certame não utilizará o sistema de registro de preços e contará apenas com empresas previamente cadastradas no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF) e no portal de compras do Governo Federal (www.gov.br/compras).
A construção do Campus Goiana do IFPE que será ao lado da UPA Deputado Osvaldo Rabelo representa um marco para a cidade e para toda a região, conhecida pelo seu potencial industrial e pelo crescimento populacional nos últimos anos. A chegada da unidade deve ampliar as oportunidades de qualificação profissional, desenvolvimento tecnológico e inclusão social, beneficiando principalmente os jovens goianenses e de municípios vizinhos.
Apesar de a iniciativa contemplar também o município de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do Estado, a expectativa é que, em Goiana, o impacto da nova unidade seja ainda mais transformador, considerando a carência histórica de investimentos na educação técnica federal na região. O novo campus consolida a presença do IFPE no município e reforça o papel estratégico de Goiana como polo de desenvolvimento educacional e econômico de Pernambuco.
Foto: Pedro Alves/G1
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.