A Air India anunciou nesta quinta-feira (12) que irá oferecer uma compensação financeira às famílias das vítimas fatais do voo AI 171, que caiu pouco após a decolagem em Ahmedabad, no oeste da Índia. De acordo com comunicado oficial, a empresa disponibilizará 10 milhões de rupias indianas — cerca de 116 mil dólares (aproximadamente R$ 642 mil) — para cada família que perdeu um ente querido na tragédia.
O grupo responsável pela companhia, o conglomerado indiano Tata Group, também informou que irá arcar com os custos médicos de todos os feridos no acidente e pretende apoiar a construção de um albergue para abrigar médicos e equipes de resgate que estão atuando na região do desastre.
“Nenhuma palavra pode expressar adequadamente a dor que sentimos neste momento. Nossos pensamentos e orações estão com as famílias que perderam seus entes queridos e com aqueles que ficaram feridos. Continuamos firmes em apoiar as famílias e comunidades afetadas durante esse período inimaginável”, diz a nota emitida pela empresa.
Até agora, mais de 200 corpos foram retirados dos destroços da aeronave, que transportava 242 pessoas. A bordo estavam 169 cidadãos indianos, 53 britânicos, sete canadenses e uma portuguesa. A tragédia é considerada uma das mais graves da história recente da aviação civil indiana.
Fundada originalmente pelo Tata Group, a Air India havia passado por um processo de reestruturação nos últimos anos e retomado sob controle do grupo em uma tentativa de modernizar suas operações. Agora, a companhia enfrenta um de seus maiores desafios, tanto em termos operacionais quanto de responsabilidade com as vítimas e suas famílias.
As causas da queda ainda estão sendo investigadas por autoridades locais e especialistas internacionais. A análise das caixas-pretas será essencial para esclarecer o que aconteceu nos minutos que seguiram a decolagem do voo com destino a Londres.
*Com informações da Agência AE*