Na última sexta-feira, 03, o plenária da Casa José Pinto de Abreu reuniu representantes do setor cultural tais como caboclinhos, burrinhas, bandas centenárias Curica e Saboeira, movimentos de preservação artística local, mestras e mestres, índios, escolas de samba, bois carnavalescos, estudiosos, músicos e brincantes para debater na audiência pública protocolada por iniciativa do vereador Carlos Viégas Júnior (PSB) sobre o Sistema Municipal de Cultura e a criação da Lei Municipal do Patrimônio Vivo de Goiana.
Entre as autoridades presentes estiveram o presidente do Poder Legislativo, Eduardo Batista (PSL), o vice-prefeito de Goiana, Fernando Veloso, deputado federal Raul Henry (MDB), ex-prefeito de Igarassu, Mário Ricardo, os vereadores Bruno Salsa (PSB), Ramon Aranha (PSL), além do presidente do Instituto Histórico, Arqueológico e Geográfico de Goiana, Harlan Gadelha Filho, Marcelo Renan, coordenador de Patrimônio Imaterial da FUNDARPE e da secretária de Turismo e Cultura de Goiana, Luciana Petribú.
Na audiência, os participantes expulseram seu ponto de vista sobre a necessidade de fortalecer a cultura do município com a aplicação total dos atuais 2% da arrecadação do município na preservação cultural do município, além de cobrarem da atual gestão da Prefeitura de Goiana o cumprimento da aplicação do fundo.
Durante a audiência, o deputado federal Raul Henry relatou sobre a experiência de ter liderado a criação da Lei do Patrimônio Vivo de Pernambuco. Henry ao término, destacou que seu mandato está a disposição de Goiana. “Reafirmei meu compromisso de continuar trabalhando pelo desenvolvimento de uma política cultural mais eficiente para todos”, pontuou.
Já para o anfitrião da propositura, Carlos Viégas Júnior foi uma grande alegria receber no debate a grande diversidade cultural de Goiana. “Foi um prazer receber na data de hoje (3), no plenário da Casa José Pinto de Abreu, a grande diversidade dos representantes do tecido cultural de Goiana, para a realização da audiência pública sobre o Sistema Municipal de Cultura e a criação da Lei Municipal do Patrimônio Vivo de Goiana”, comentou o parlamentar.
Viégas expôs também seu compromisso de continuar trabalhando pelo desenvolvimento de uma política cultural mais eficiente para todos.
Radar Político365 com informações da assessoria de Carlos Viégas e Raul Henry.