Nesta quinta-feira (23), durante reunião virtual da 14ª Cúpula do Brics, o presidente Jair Bolsonaro (PL), acenou para o presidente da China, Xi Jinping, e elogiou os esforços do governo chinês em cooperação na produção de vacinas contra a Covid-19.
Bolsonaro citou sua ida à China em 2019, destacando a forma pela qual foi recebido no país asiático.
– Saúdo o presidente Xi Jinping e o povo chinês, que tão bem me receberam durante minha visita a China em 2019. Naquela ocasião, pudemos avançar na parceria estratégica entre Brasil e China, com benefícios concretos para os nossos povos, como demonstrado pela nossa cooperação durante a pandemia de Covid-19 – disse o presidente em discurso ao vivo.
No discurso, o chefe do Executivo também pediu que os países emergentes aumentem seu peso nas decisões internacionais.
– Devemos somar esforços em busca da reforma das organizações internacionais, como Banco Mundial, o FMI e o sistema das Nações Unidas, em especial o seu Conselho de Segurança. O peso crescente das economias emergentes e em desenvolvimento deve ter a devida e merecida representação – afirmou.
A Cúpula do Brics reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Em razão da política de tolerância zero para a Covid-19 de Pequim, o evento acontece de forma virtual.