Sem dúvidas, as redes sociais impactam significativamente na interação social, são espaços cada vez mais explorados de comunicação entre os usuários. Em suas tantas formas de uso e perfis, essas ferramentas têm contribuído também de forma significativa e até imprescindível no meio político, como fortes aliadas na divulgação de notícias e campanhas. Para as eleições de 2022, este cenário deve ser ainda mais expressivo, atraindo cada vez mais seguidores.
O pré-candidato ao senado, Gilson Machado (PL), por exemplo, é o postulante a vaga com mais seguidores em relação aos outros concorrentes que estão na disputa com ele nas pesquisas. Somando todos os seus perfis nas principais redes mais acessadas como o Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok, ele soma aproximadamente 580 mil seguidores, contra 155 mil, de Armando Monteiro (PSDB); 65 mil, de Teresa Leitão (PT); 51 mil, de André de Paula (PSD) e 17 mil, de Eugênia Lima (PSOL).
Gilson, que também é conhecido como o “ministro sanfoneiro” por ter atuado como Ministro do Turismo do Governo Bolsonaro e ser o fundador da Banda de forró Brucelose, gosta de utilizar as redes sociais para dialogar com os seguidores, principalmente sobre os acontecimentos políticos, como relata: “É nossa liberdade! A Rede social foi o que fez o presidente Bolsonaro ganhar as eleições. Para nós é fundamental como fonte de comunicação com as pessoas que seguem os nossos princípios de congregação do conceito de Deus, Pátria e Família.”
Por causa do carisma que demonstra com os seguidores nas redes sociais e também nos encontros com o público, outro apelido carinhoso que vem se consolidando é o de “Mito do forró”, escutado muitas vezes durante os intervalos das apresentações dos festejos juninos deste ano. O aumento significativo nos perfis é fruto da forte interação de Gilson com o povo que se identifica com o seu jeito nordestino de ser.