O Republicanos ganhou o Ministério de Portos e Aeroportos e o deputado federal Silvio Costa Filho (PE) comandará a pasta. Apesar desse acordo, o presidente da sigla, Marcos Pereira, garante que não fará parte da base aliada de Lula.
– O Republicanos vem a público reiterar, mais uma vez, que não fará parte da base do governo Lula e seguirá atuando de forma independente – diz nota divulgada pelo partido.
O Republicanos adota uma postura conservadora, tendo em sua lista de filiados nomes como Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, e a senadora Damares Alves (DF), que são críticos ao atual governo.
Ainda de acordo com a nota, o convite para assumir o ministério foi um acordo pessoal entre o governo federal e o deputado pernambucano que terá que se afastar tanto de suas funções como deputado, quanto como presidente do partido em Pernambuco.
– o aceitar o convite, Silvio Costa, como anunciado pelo próprio deputado nesta quarta-feira (5/9), deverá se licenciar não somente do cargo de deputado federal, mas também de suas funções partidárias, tanto na presidência do partido em Pernambuco quanto do cargo de 1º tesoureiro na Executiva Nacional Do Republicanos – diz outra parte da nota.
LEIA NA ÍNTEGRA: