Desde que foi demitido do Ministério dos Direitos Humanos após acusações de assédio sexual, o ex-ministro Silvio Almeida considera a possibilidade de deixar o Brasil em 2025 para trabalhar no exterior.
De acordo com o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, o ex-ministo de Lula recebeu convite para dar aulas em universidades fora do Brasil, mas ainda não teria se decidido.
Silvio Almeida já atuou como professor visitante na Universidade de Columbia e pesquisador na Universidade Duke, nos Estados Unidos.
Em setembro, o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a instauração de um inquérito pela Polícia Federal (PF) para que sejam apuradas as acusações de assédio sexual e moral contra Silvio. A decisão faz com que o caso tramite no próprio STF.
Para deliberar sobre a abertura do inquérito, Mendonça analisou um pedido da PF, que abriu uma apuração preliminar e ouviu o depoimento de uma das supostas vítimas de Almeida. Com isso, a corporação entendeu que havia elementos para abrir o inquérito e solicitou da Suprema Corte a avaliação sobre se o caso ficaria no STF ou se deveria ir para a primeira instância.
Foto: Filipe Araújo/MINC