Nesta segunda-feira (14), o pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, criticou a viagem que o presidente Jair Bolsonaro fará à Rússia. Para Ciro, o “desejo por exibição e autopromoção pode custar muito caro ao” Brasil.
Bolsonaro embarcará na noite desta segunda-feira. Na quarta-feira (16), está prevista a reunião entre Bolsonaro com Vladimir Putin, presidente russo, além de uma conversa com empresários locais em meio à preocupação do agronegócio brasileiro relativa à política protecionista russa em torno de fertilizantes essenciais para as lavouras brasileiras.
Ao comentar o encontro, Ciro afirmou que Bolsonaro não entende nada de política externa.
– Bolsonaro entende tanto de política externa quanto de economia ou de saúde pública. Ou seja, nada. Na melhor das hipóteses, sua ida à Rússia, em meio a um dos momentos mais delicados da geopolítica mundial, não passará de um indecente turismo com recursos públicos – destacou.
Ciro também mostrou preocupação com possíveis declarações do presidente do Brasil.
– Se Bolsonaro falar o que não deve, como é corriqueiro, colocará o Brasil em uma posição delicada com parceiros comerciais importantes. Seu desejo por exibição e autopromoção pode custar muito caro ao nosso país – apontou.