Pouco tempo depois do Dia da Enfermagem (12), a governadora Raquel Lyra enviou um projeto de lei, à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que altera a Lei de Sistema de Plantões Extraordinários. O texto acrescenta que, em casos de emergência, os médicos podem receber até 100% de acréscimo na diária do plantão.
O recebimento da matéria causou indignação do deputado estadual Gilmar Júnior (PV), enfermeiro e defensor da categoria: “Essa atitude, infelizmente, não me surpreende. A gestão estadual vem demonstrando falta de compromisso e de respeito para com os profissionais de enfermagem. Esse foi mais um atestado de que a governadora considera esses trabalhadores sem importância. Certamente esqueceu que foram eles os únicos que trabalharam, diuturnamente, para salvar esse País da pandemia da Covid. Esse projeto de lei é um afronte à segunda maior categoria profissional do Brasil”.
O parlamentar levou o assunto à Plenária e criticou, ainda, o fato de o PL ter sido enviado em regime de urgência. Gilmar Júnior anunciou que protocolou uma emenda ao texto, incluindo também os profissionais de enfermagem, e pediu o apoio do colegiado na aprovação do acréscimo. Não bastasse, também levou o caso à rede social, onde tem mais de 110 mil seguidores. Com menos de uma hora da publicação, já havia mais de mil comentários, de muita revolta.
Fonte: Blog do Edmar Lyra.