A governadora Raquel Lyra entregou, nesta quinta-feira (25), a requalificação e ampliação da Central Estadual da Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), responsável pelo armazenamento e distribuição de vacinas para os 184 municípios de Pernambuco e o arquipélago de Fernando de Noronha. A obra recebeu investimento superior a R$ 6,1 milhões e dobrou a capacidade de armazenamento de imunizantes no Estado.
Durante a inauguração, a governadora afirmou que a unidade foi encontrada em condições precárias no início da gestão e destacou que a reforma garante uma estrutura moderna, adequada às normas técnicas e preparada para ampliar a cobertura vacinal da população pernambucana.
Além da nova câmara de resfriamento para vacinas, o espaço passou por modernização das áreas administrativas e operacionais, fortalecendo a logística de distribuição dos imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde para todas as regiões do Estado.
A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, ressaltou que a nova estrutura permite receber um volume maior de vacinas e oferece melhores condições para capacitação dos profissionais e para o trabalho das equipes. Já a superintendente estadual de Imunizações, Magda Costa, destacou que a requalificação trouxe mais segurança no armazenamento dos insumos e eliminou problemas que comprometiam a conservação dos materiais.
A entrega foi acompanhada pela vice-governadora Priscila Krause, além de autoridades estaduais e representantes da área da saúde, marcando mais um investimento do Governo de Pernambuco na infraestrutura da rede pública de imunização.
