O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou nesta segunda-feira (22) que deixará o comando do governo britânico. Em pronunciamento na residência oficial de Downing Street, o líder trabalhista afirmou que todas as decisões tomadas durante seu mandato tiveram como prioridade o bem do país.
Apesar da renúncia, Starmer permanecerá no cargo até que o Partido Trabalhista conclua o processo de escolha do novo líder. A legenda deve abrir o período de inscrições para candidatos entre os dias 9 e 16 de julho, com a expectativa de encerrar a sucessão até o fim do recesso parlamentar, em 1º de setembro.
O principal nome para assumir o posto é Andy Burnham, ex-prefeito de Manchester, que tomou posse como parlamentar após vencer uma eleição complementar. Logo após o anúncio da saída de Starmer, Burnham confirmou que disputará a liderança do partido e, até o momento, aparece como favorito, já que possíveis concorrentes têm declarado apoio à sua candidatura.
