O epidemiologista-chefe dos Estados Unidos e face visível da resposta do país à pandemia de Covid-19, Anthony Fauci, irá se aposentar até o final do mandato do atual presidente Joe Biden. A informação foi divulgada pelo próprio imunologista, em entrevista ao portal Politico, nesta segunda-feira (18).
O mandato de Biden terminará em janeiro de 2025.
– Se alguém dissesse: “Você vai embora quando não houver mais Covid”, então eu terei 105 anos de idade. Acho que vamos conviver com isso – disse Fauci, de 81 anos.
Ele deu declarações enquanto comentava sobre suas expectativas em relação ao que vai acontecer com a doença no futuro.
Fauci acredita que acabaremos tendo que obter uma dose de reforço anual, como a vacina contra a gripe, para controlar uma doença que continua a matar centenas de pessoas por dia nos Estados Unidos, país com mais mortes por Covid no mundo.
Mesmo assim, o especialista reconheceu na entrevista que há muito cansaço, mesmo entre as pessoas que usam máscaras e seguem as recomendações de saúde, pois todos querem “deixar a pandemia para trás”.
O médico tornou-se a face mais popular da emergência sanitária no país, com várias aparições em programas de rádio e televisão para responder perguntas sobre a Covid-19. Ele é o maior especialista americano em doenças infecciosas e aconselhou sete presidentes, incluindo Biden e seu antecessor, Donald Trump.
*EFE