Nesta quinta-feira (21), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou um vídeo no qual aparece bem disposto e garante que está bem depois de ter testado positivo para a Covid-19.
Vestido com um terno azul-marinho e em uma varanda da Casa Branca, o democrata diz na gravação de 21 segundos que seus sintomas são leves, como sua porta-voz, Karine Jean-Pierre, havia anunciado anteriormente.
– Olá, pessoal, acho que vocês já ouviram, hoje de manhã testei positivo para a Covid-19 – afirmou Biden no vídeo.
A gravação foi publicada em sua conta do Twitter. Ele lembrou que já recebeu as duas doses da vacina assim como os outros dois reforços.
– Agradeço suas perguntas e preocupações, mas estou bem. Estou trabalhando duro e continuarei a fazê-lo. Enquanto isso, obrigado pela preocupação, mantenham a fé, tudo ficará bem – completou.
Anteriormente, o presidente americano já havia assegurado, em um tuíte, que se sentia “fenomenal” e publicou uma foto dele sentado em seu escritório sorrindo.
Biden agradeceu o apoio recebido e observou que tinha acabado de ligar para os legisladores da Pensilvânia Bob Casey e Matt Cartwright, bem como para a prefeita de Scranton, Paige Gebhardt Cognetti, para pedir desculpas por não poder estar lá hoje, conforme planejado.
O governante americano até se permitiu brincar, já que é de Scranton: “Acabei de ligar para o senador Casey, o deputado Cartwright e a prefeita Cognetti (e meus primos de Scranton) para pedir desculpas por ter perdido o evento de hoje. Me mantenho ocupado!”, escreveu.
O presidente havia planejado viajar para a Pensilvânia nesta quinta para fazer um discurso na Universidade Wilkes anunciando medidas para reduzir a violência armada.
De acordo com o protocolo da Casa Branca, que vai além das recomendações do Centro de Controle de Doenças (CDC), Biden continuará isolado até testar negativo e não retornará às suas tarefas presenciais até então.
A Casa Branca prometeu atualizar diariamente os dados sobre o estado de saúde do presidente enquanto ele continua trabalhando.
A unidade médica da Casa Branca também informará a todos os contatos próximos do governante, incluindo aqueles que ele teve ontem com membros do Congresso e da imprensa, além de outras pessoas, durante sua viagem a Massachusetts.
O último teste que Biden fez e que deu negativo foi na última terça-feira (12).
Tanto a primeira-dama, Jill Biden, quanto a vice-presidente, Kamala Harris, testaram negativo para a Covid-19, nesta quinta.
*EFE