A campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou, nas redes sociais nesta semana, um novo vídeo de ataque ao presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a condução da pandemia de Covid-19. Desta vez, a peça é narrada pela voz feminina de uma mãe, que dialoga com seu bebê e acaba morrendo após ser entubada.
– Eu rezo, filho, pra que nenhum filho cresça longe da sua mãe por causa de um senhor da morte. A mãe te ama, viu? – acaba o vídeo, em tom emotivo.
O novo vídeo da campanha de Lula foi publicado no TikTok, no perfil @lulanarede e distribuído nesta terça-feira (6), por grupos de WhatsApp de apoiadores do ex-presidente, com pedido para que circulem a mensagem. A peça intercala imagens de hospitais, velórios, médicos chorando, com cenas de Bolsonaro ao lado do ex-ministro da saúde Eduardo Pazuello, mostrando caixa de cloroquina.
– Oi, filho! Hoje, apesar do medo, saí pra trabalhar, mas a mamãe já volta. Eu queria te contar que eu vi na TV que as vacinas já estão prontas, daqui a pouco vão chegar no Brasil – começa o vídeo, que aborda a chegada das vacinas e a defesa da cloroquina por Bolsonaro.
A última pesquisa Datafolha mostrou que a saúde é mais importante como tema definidor de voto do eleitor de Lula do que a corrupção. Para 86% dos eleitores de Lula, saúde é uma área importante na hora de definir voto. No universo de eleitores de Bolsonaro, 73% dizem que a saúde é tema determinante.
A pesquisa mostrou ainda que 85% dos eleitores de Ciro Gomes (PDT) também se preocupam com o assunto. O PT vem tentando conquistar votos que hoje estão com o ex-aliado Ciro Gomes. Especialmente depois de o pedetista dizer que não apoiará Lula no segundo turno, o PT quer intensificar o discurso em busca do voto útil no primeiro turno.
Eleitores de Bolsonaro se preocupam mais do que a média nacional com valores da família e corrupção. Já os de Lula e Ciro se preocupam mais do que a média com saúde, emprego e renda e educação. Todos ficam em patamar parecido quando o tema é violência.
*AE