A prefeitura de Goiana começará a disponibilizar testes rápidos de gravidez em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro de Referência em Saúde da Mulher, a partir da próxima segunda-feira (26). O anúncio foi feito, nesta sexta-feira (23), pelo prefeito, Eduardo Honório (UB), em evento promovido para profissionais ligados aos programas da saúde da mulher de nosso município.
A ação de implantação do teste é preconizada pelo Ministério da Saúde como forma de garantir a detecção precoce da gestação com acolhimento e início do pré-natal de forma mais rápida.
Para realizar o teste, a paciente precisa comparecer em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou no Centro. Não é necessário marcar consulta ou agendar o atendimento. Os testes serão realizados nas próprias Unidades e no Centro.
A Secretária de Saúde, Licía Maciel, falou sobre a importância do serviço para as mulheres. Comentando o seguinte, “isso irá qualificar o atendimento pré-natal e o planejamento reprodutivo do nosso município. Com a confirmação precoce da gravidez, é possível fazer o acolhimento necessário às mães, através das equipes de Atenção Básica, responsáveis pelas orientações baseadas nas particularidades de cada usuária”, finalizou. Para casos em que o teste for positivo, a mulher será vinculada ao pré-natal, para que seu acompanhamento seja realizado de forma completa e eficiente.
*Radar Político365 com informações da Ascom da Prefeitura de Goiana.
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política de Goiana, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.