O encarregado de negócios do governo americano no Brasil, Douglas Koneff, disse ao ex-presidente Lula (PT) que o governo de Joe Biden está determinado a reconhecer prontamente o resultado das eleições brasileiras deste ano. A declaração ocorreu durante encontro entre os dois nesta quarta-feira (21).
Segundo informações do jornal O Globo, também estiveram no encontro o ex-chanceler Celso Amorim, que é o principal assessor de Lula em assuntos internacionais, além do senador Jaques Wagner (PT-BA).
Procurada pelo periódico, a embaixada dos Estados Unidos confirmou que vários funcionários do alto escalão do governo dos Estados Unidos tem reforçado claramente a “confiança nas eleições brasileiras”.
– O eventual reconhecimento dos EUA virá ao candidato que vencer a eleição presidencial como resultado de nossa determinação sobre a integridade do processo eleitoral liderado pelo TSE, e não de uma negociação com qualquer candidato ou partido político – acrescentou.
O órgão também frisou que seu posicionamento não está relacionado às conversas dos representantes norte-americanos com os candidatos à Presidência no Brasil, mas sim em sua confiança no trabalho do TSE.
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política de Goiana, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.