Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleito presidente no último domingo (30), já planeja um aceno ao Legislativo e o Judiciário. Na próxima semana, ele se reunirá com a ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), e com Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL), presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, respectivamente.
O petista chegará em Brasília na próxima segunda-feira (7), após uma viagem para Trancoso, no litoral sul da Bahia, com sua esposa, a socióloga Janja. O casal embarcou nesta terça (1º). Trancoso é um dos distritos de Porto Seguro, e destino paradisíaco frequentado por artistas e empresários.
Se dependesse de alguns aliados, as conversas com os representantes dos Poderes já começariam nesta semana, mas Lula decidiu pela viagem de férias.
Lula também pretende conversar com senadores como Marcelo Castro, relator-geral do Orçamento de 2023.
Liderada pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, a equipe de transição de Lula almoçou na liderança do PT no Senado, nesta quinta (3). Também participaram a presidente do PT Gleisi Hoffmann, o ex-ministro Aloizio Mercadante, e o senador eleito Wellington Dias (PI), além de parlamentares petistas: os senadores Jean Paul Prates (RN), Paulo Rocha (PA) e Confúcio Moura (RO), além dos deputados Rui Falcão (SP), Reginaldo Lopes (MG), Enio Verri (PR) e Paulo Pimenta (RS).
Pleno News