Urnas eletrônicas brasileiras modelo UE 2020Abdias Pinheiro/SECOM/TSE
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e desembargador André Guimarães, acompanhou nesta quinta-feira (10) os primeiros testes das novas urnas eletrônicas que serão usadas nas Eleições 2022. Os testes foram realizados na central de Urnas do tribunal, em San Martin, Zona Oeste do Recife, nesta quinta-feira (10).
No início da semana o estado recebeu o primeiro lote com 1,3 mil Urnas Eletrônicas 2020. Nos próximos dias está previsto a chegada de mais urnas, no total o TRE-PE receberá 9.064 novas urnas, o que corresponde a 35,9% do total de urnas que serão usadas nas eleições desse ano.
Durante coletiva de imprensa nesta quinta (10), o desembargador destacou as melhorias técnicas que a novas urnas trazem e reforçou sua importância. “A eleição de urna eletrônica sempre foi confiável e transparente. Isso é um fato absolutamente comprovado desde o ano de 1996, quando as urnas passaram a integrar o nosso sistema eleitoral. À proporção que o tempo foi passando, ficou ainda mais segura, confiável e transparente, permitindo uma eleição íntegra, confiável, que representa a vontade popular, consolidando a nossa democracia”, declarou.
LeiaJá