Um levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra os impactos negativos que os feriados de 2024 causarão ao comércio brasileiro. A estimativa é que o prejuízo seja de quase R$ 28 bilhões.
A justificativa da CNC é que os feriados nacionais trazem impactos nas vendas. Assim, a avaliação é de que a perda seja de R$ 27,92 bilhões, 4% menor do que em 2023, quando o prejuízo chegou a R$ 28,99 bilhões.
Um novo feriado nacional, que passará a ser celebrado em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, passará a somar 10 datas onde o comércio e outros setores passam a sofrer com a queda das vendas e com a elevação dos custos.
Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, os feriados não são vilões da economia, mas é necessário fazer uma balança para buscar o equilíbrio.
– Nossos segmentos ligados ao turismo se beneficiam desse calendário, o que é muito positivo. Mas segmentos econômicos como o varejo registram perdas com lojas fechadas e menor movimentação de público, por exemplo. A validade desse levantamento é dar luz sobre o cenário e orientar as melhores decisões – pontua.
Ainda segundo ele, “o peso relativamente elevado dos gastos com pessoal na atividade comercial é a principal fonte dos prejuízos impostos pelas datas de descanso”, pois mesmo com as portas fechadas, os empresários são obrigados a honrar com tributos, pagamentos, taxas e outros custos.
A CNC destaca também que outro fator que tende a impactar os feriados em 2024 é a nova portaria do Ministério do Trabalho e Emprego, publicada em novembro deste ano, que determina que as atividades comerciais deverão recorrer a negociações coletivas autorizando o exercício laboral aos domingos e feriados. Para eles, a nova regra tende a dificultar a abertura dos estabelecimentos em dias considerados não úteis.
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