O cenário político de Goiana está prestes a se definir com o fim do prazo para as convenções partidárias. Esse momento é decisivo para que os partidos apresentem seus candidatos a prefeito, vice-prefeito, vereadores e vereadoras, delineando o futuro da política local. Após meses de pré-campanha, os eleitores finalmente conhecerão quem está oficialmente na disputa pela Prefeitura de Goiana.
No último sábado, 27, o Partido Liberal (PL) foi o primeiro a realizar sua convenção. O evento confirmou o empresário Walter da ETP como candidato a prefeito e a advogada Gisele Barbosa como candidata a vice-prefeita. Além disso, o partido apresentou dezenas de candidatos a vereadores e vereadoras, marcando sua posição na corrida eleitoral.
Na próxima sexta-feira, 2 de agosto, será a vez do Republicanos e do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) oficializarem suas chapas. Quinho Fenelon e Alexandre do CENTEG serão anunciados como candidatos a prefeito e vice-prefeito, respectivamente. No domingo, 4 de agosto, o Agir, liderado por Fernando Veloso, realizará sua convenção, onde deverá anunciar seu candidato a vice. Na segunda-feira, 5 de agosto, o grupo liderado pelo atual prefeito, Eduardo Honório, também formalizará suas candidaturas.
Entretanto, os pré-candidatos Borbinha e Harlan Gadelha ainda não definiram suas convenções. Com o prazo se esgotando, é crucial que esses pré-candidatos tomem suas decisões rapidamente, pois isso impactará diretamente suas estratégias.
À medida que o prazo final se aproxima, o cenário político de Goiana começará a se clarificar. Os eleitores poderão ver claramente quem conseguiu chegar à linha de partida na corrida pela Prefeitura após meses de preparação e articulação política. Ao mesmo tempo, também será possível identificar aqueles que, por diversos motivos, não conseguiram se consolidar na disputa. Essa fase decisiva das convenções partidárias marca o início oficial da campanha eleitoral, e o futuro político de Goiana dependerá das escolhas feitas por candidatos e eleitores nas próximas semanas.
PRESENÇA DE BOLSONARO EM GOIANA: Durante a convenção do PL em Goiana que oficializou o empresário Walter da ETP candidato à prefeito e a advogada Gisele Barbosa à vice-prefeita, o deputado federal Coronel Meira reconfirmou a informação dada em primeira mão pelo portal de notícias Radar Político365 a visita do ex-presidente Bolsonaro à Goiana em agosto. Ele fará um périplo por várias cidades do estado para fortalecer candidatos da sigla e em Goiana participará de uma carreata na PE-75 e da inauguração do comitê de Walter a qual convocará os bolsonaristas para estarem ao lado do empresário nesta eleição.
ENTRE IDAS E VINDAS, O AVANTE VAI? O partido Avante, liderado pelo vereador Eduardo Batista, tornou-se o dilema da vez. Representantes dos grupos do prefeito Eduardo Honório, Quinho Fenelon e Walter da ETP afirmam que o partido seguirá com eles, pois estão dialogando com a direção estadual. Entretanto, a direção local tem preferido não se pronunciar e marcou sua convenção para esta quarta, 31, às 19h, na Câmara. Será preciso aguardar os próximos capítulos para ver se a direção estadual respeitará a decisão local.
UM APOIO MUITO AGUARDADO: Com o prazo das definições político-partidárias chegando ao fim com a confirmação das chapas que disputarão a Prefeitura de Goiana, espera-se a definição do apoio oficial da família Rabelo na eleição deste ano. Especulações saem a todo momento, mas sem confirmação ainda da principal líderança do clã, a advogada e empresária Aninha Rabelo, filha do ex-prefeito Osvaldinho.
PRESENÇA VIP: Emissários do prefeito Eduardo Honório estão articulando a presença de vários aliados do gestor de Goiana em sua convenção. Nomes como a senadora Teresa Leitão (PT), os deputados federais Luciano Bivar, Mendonça Filho e Eduardo da Fonte, além dos deputados estaduais Antônio Moraes e Mário Ricardo, são aguardados no evento. A convenção deverá mostrar ao povo goianense a tão aguardada definição sobre se Eduardo Honório buscará ou não a reeleição.
TÁ CHAMANDO A ATENÇÃO: A pré-candidatura à vereador do jovem Fernandinho Nery (PP) vem chamando muito a atenção pelo engajamento e adesões ao seu projeto na região. Principal estimulador do projeto, o ex-vereador Fernando Nery vê no filho a continuação do legado da sua família e da sua atuação parlamentar entre 2005 a 2008 na política. Se Nery Filho conseguir traduzir suas adesões em voto, poderá ser uma das grandes revelações da política goianense e do distrito de Tejucupapo.
APOIO DO MST É DISPUTADO: O apoio do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, mais conhecido como MST, tem sido muito disputado nestas eleições em Goiana. O apoio do grupo no município tem atraído vários pré-candidatos a vereador. Entretanto, o movimento já sinalizou positivamente o apoio a pelo menos dois pré-candidatos ao legislativo goianense: Ana Emília (PT), que tem uma longa trajetória no movimento, e o procurador federal Iberlúcio Silva (Agir), que possui uma vasta experiência de atuação em favor das causas populares.