O Projeto de Lei (PL) 008/2022 apresentando pelo vereador Bruno Salsa (PSB) foi aprovado e se tornou lei. O PL trata a respeito da disponibilidade de material informativo na identificação de comportamento suicida.
Com a pandemia da COVID-19 cresceram os casos de doenças psiquiátricas tais como: depressão, ansiedade, pânico, entre outras. O governo federal lançou, em comemoração ao Setembro Amarelo de 2020, através da secretaria da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, cartilhas para orientar a sociedade sobre a prevenção ao suicídio. Segundo dados do próprio ministério, o suicídio representa 1,4% de todas as mortes em todo o mundo, e, entre os jovens de 15 a 29 anos, é a segunda principal causa de morte. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está em oitavo dentre os países com maior número de suicídios.
Em suas redes sociais Salsa comentou a respeito da aprovação de seu projeto, “várias foram as pessoas que perderam membros da família, ficaram enclausurados e mudaram completamente sua rotina de vida. Com isso o número de pessoas identificadas com distúrbios comportamentais cresceram muito. Esse tipo de cartilha vai orientar a população em geral para a identificação desse tipo de comportamento e consequentemente evitar um mal maior”. Por fim, o parlamentar agradeceu a secretária de saúde Lícia Maciel e ao prefeito Eduardo Honório por terem sido sensível ao projeto.
Radar Político365
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política de Goiana, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.