Como parte do ‘Setembro Amarelo’, mês dedicado à prevenção do suicídio, a biblioteca da Assembleia Legislativa de Pernambuco promove no próximo dia 26, às 9 horas, uma nova edição do projeto ‘Café com Poesia’. Voltado para estudantes de escolas públicas e público em geral, o evento inclui palestras sobre autoestima e o cuidado com a saúde mental, recitação de poesias e literatura de cordel, apresentação do Coral da Alepe, ‘Vozes de Pernambuco’, e performance de servidores da Assembleia. As apresentações serão realizadas no auditório Enio Guerra, sede do Poder Legislativo, na Boa Vista.
A palestra sobre autoestima e o cuidado com a saúde mental será proferida pela psicóloga Ana Cristina Fonseca, coordenadora geral de graduação do Centro Universitário Frassinetti do Recife (Unifarire). De acordo com ela, “é importante discutir temas sensíveis como o de combate ao suicídio, a depressão e a ansiedade, oferecendo aos jovens alternativas para enfrentar os conflitos de ordem emocional”.
A psicóloga defende, ainda, a necessidade de pensar, para além do ‘Setembro Amarelo’, em possibilidades de criar e manter vínculos afetivos e de amizade que priorizem o convívio e a partilha de experiências, de atividades lúdicas e de lazer.
“É preciso pensar em construção de laços que nos ajudem a levar uma vida menos baseada em competitividade. É importante refletir sobre o descarte de pessoas, pensar em uma sociedade mais inclusiva e menos intolerante, uma sociedade que combata o racismo, o machismo e toda forma de exclusão, preconceito e discriminação”, enfatizou a psicóloga.
Ana Cristina alertou, ainda, sobre o excesso do uso de tecnologias em substituição ao contato pessoal, parte fundamental da nossa humanização. “As tecnologias podem ampliar nossas conexões, mas não substituir o contato que permite o convívio e a trocas”, alertou.
O ‘Café com Poesia’ terá ainda apresentação de poesias e literatura de cordel, produzidos por escritores pernambucanos como os cordelistas Cícero Lins e Jean Lima, presidente da Associação pelo Cordel em Pernambuco (Acordel), e da escritora Lúcia Costa. Segundo a gerente da Biblioteca da Alepe, Sirlênia Araújo, essa edição especial foi pensada com foco no ‘Setembro Amarelo’.
“Precisamos discutir amplamente um tema tão desafiador e delicado como é a saúde mental. As pessoas precisam entender que é importante pedir ajuda, acolhimento e buscar acompanhamento profissional que estimule o autocuidado e o cuidado com o outro”, comentou Sirlênia.
Em outubro, a Alepe promoverá mais uma edição do ‘Café com Poesia’, versão itinerante. Será realizado na Aliança Francesa, no Derby, ocasião em que os alunos da instituição farão uma homenagem a Joaquim Nabuco com declamação de poesias, de autoria do abolicionista, escritas em francês no período em que o patrono da Alepe residiu em Paris. O evento será realizado no dia 08 do próximo mês, às 9 horas, no auditório da Aliança Francesa, e será aberto ao público. Na ocasião, haverá apresentação do coral da Alepe, Vozes de Pernambuco.
Fonte: Blog Cenário.