Nesta segunda-feira (6), uma fonte do governo dos Estados Unidos confirmou que Cuba, Nicarágua e Venezuela não foram convidados para participar da Cúpula das Américas. A reunião terá início logo mais, em Los Angeles, Califórnia.
– Os Estados Unidos seguem tendo dúvidas sobre a falta de espaços democráticos e a situação dos direitos humanos em Cuba, na Nicarágua e Venezuela. Como resultado disso, Cuba, Nicarágua e Venezuela não serão convidados a participar desta Cúpula – disse a fonte do alto escalão da Casa Branca, que não quis ser identificada.
Até o momento, o governo americano tinha evitado confirmar de maneira oficial que os três países não tinham sido convidados para o evento, que será realizado até a próxima sexta (10).
Segundo a fonte, representantes de organizações não governamentais (ONGs) de Cuba, Nicarágua e Venezuela foram registradas para participar da Cúpula das Américas.
País que sedia o evento, os Estados Unidos têm o poder de decidir sobre as nações que estarão nele. Por isso, nas últimas semanas, houve “amplas e francas” discussões sobre a situação de Cuba, Nicarágua e Venezuela com outros parceiros regionais, disse a fonte.
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, confirmou nesta segunda que não participará da Cúpula das Américas, por não terem sido convidados todos os países da região.
No fim de maio, os líderes de Cuba, Nicarágua e Venezuela convocaram uma reunião extraordinária da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (Alba) para questionar a exclusão na Cúpula das Américas.
No encontro que começa nesta segunda em Los Angeles, um dos principais objetivos dos Estados Unidos é alcançar um acordo sobre migração, devido a uma crise que a região atravessa atualmente.
*EFE