O Partido Comunista Brasileiro (PCB) terá um pré-candidato ao Governo de Pernambuco nas eleições do ano que vem. O nome apresentado pelo partido é o do historiador e youtuber Jones Manoel.
Formado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Jones é mestre em Serviço Social pela mesma instituição e atua no partido desde 2013. No ano passado, seu nome viralizou nas redes sociais após ser mencionado por Caetano Veloso numa entrevista.
A decisão, tomada depois de longas discussões realizadas pelos membros da sigla, foi comunicada pelo próprio pré-candidato nas redes sociais. “O PCB-PE, em ativo eleitoral, nos colocou a tarefa de ser pré-candidato ao governo do estado de Pernambuco. O Partidão definiu uma proposta ótima de pré-candidatos a deputado estadual, federal e as chapas majoritárias. Vamos avançar na luta pelo poder popular!”, publicou no último domingo.
O PCB propõe um programa contra o bolsonarismo, estando à esquerda de partidos como o PSB e o PT. Na última disputa pelo governo do estado, a legenda integrou a chapa encabeçada por Dani Portela (PSOL). Em live feita após o anúncio, Jones afirmou que é preciso “colocar em debate um programa socialista para Pernambuco, ser um vetor de agitação das lutas populares, e das mobilizações da classe trabalhadora e da juventude no nosso estado”.
Na oportunidade, o militante também criticou as políticas habitacionais e ambientais do PSB no estado. Na visão do historiador, a pré-candidatura servirá para pautar o debate econômico e dar visibilidade à legenda – que completa 100 anos em 2022, sem contar com representantes eleitos.
Radar Político365 com informações do DiárioPE