O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou a seus auxiliares que deve convidar o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski para suceder Flávio Dino no Ministério da Justiça. De acordo com informações da colunista Andréia Sadi, do portal G1, o chefe do Executivo já chamou o ex-magistrado para conversar sobre o tema.
A avaliação é que Lewandowski seria um bom nome para articular com o Poder Judiciário e também o Legislativo. Na base de Lula, o nome do ex-ministro do STF é consenso e evita disputas na esquerda.
Sondado por assessores do presidente, Lewandowski já teria indicado que aceitará o cargo, sob a condição de que o Ministério da Justiça não seja desmembrado da Segurança Pública.
Segundo o colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles, Lula deve anunciar o seu escolhido para a pasta da Justiça ainda nesta semana, pois o ex-magistrado está em Brasília.
Ao deixar o cargo oficialmente, Dino, por sua vez, permanecerá como senador – cargo para o qual foi eleito em 2022 – até a data da sua posse no STF, marcada para o dia 22 de fevereiro.
Fonte: Pleno News.
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política de Goiana, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.